domingo, 30 de março de 2014

Pés de máquina de costura Singer, da década de 1950






Dimensões: L (no topo) = 31 cm; L (na base)= 51 cm; C= 53 cm; A= 71 cm

Preço: 60 Memórias

Pés de máquina de costura Singer com estrutura em ferro fundido, de linhas rectilíneas, de meados do século XX.
A peça foi tratada e pintada de preto, encontrando-se em condições de ser imediatamente utilizada.

Suportando um tampo poderá ser utilizada como base de mesa ou em qualquer das sugestões de reutilização que temos vindo a apresentar.

Coluna decorativa Art Deco, dos anos 20-30, do século XX

Dimensões: L= 26 cm; C= 26 cm; A= 99 cm
Preço: 35 Memórias

Estrutura paralelepipédica, em madeira de “seda do Brasil”, de pés destacados da base. Sob o tampo, cada face tem um elemento de forma geométrica. Este, associado à depuração decorativa do referido friso, enquadram a peça no mobiliário português Art Deco.
Esta coluna poderá funcionar como suporte de elementos decorativos, velas e lanternas, de ambientadores, routers, como apoio a uma zona de entrada, e tudo o que a imaginação for capaz de descobrir.

Esta peça teve uma acção de restauro profunda. Nas últimas imagens pode observar-se o estado em que nos chegou a peça, bem como a intervenção de que foi alvo.







Recuperação de Mesas-de-Cabeceira, década de 1910

Boa tarde!

Hoje apresentamos mais um trabalho de restauro!

Quando fizemos uma entrega, a cliente manifestou interesse em recuperar estas duas mesas de cabeceira dos anos 10, do passado século!

Os MCM abriram uma excepção e aceitaram o restauro destas peças, que nos chegaram com algumas partes partidas, lacunas e um acabamento em mau estado.

A solução passou por uma intervenção de fundo, que implicou a retirada do acabamento anterior, colagens, colocação das partes em falta, novo acabamento e limpeza de ferragens.

Vejam o resultado!






quinta-feira, 27 de março de 2014

Hoje é apenas para partilhar com quem nos acompanha nesta aventura de partilhar memórias, uma imagem do lavatório em ferro, agora já no seu local de destino.

Foi colocado num quarto de dormir, algures pelo Baixo Alentejo... como tão tradicionalmente acontecia em tempo dos meus bisavós...



terça-feira, 18 de março de 2014

Mesa de apoio Art Deco, anos 20-30, do século XX


Finalmente estamos de volta... O bom tempo tem colaborado e, assim, conseguimos finalizar várias peças que aguardavam oportunidade de partilhar as memórias que trazem consigo!

Afim de dinamizarmos mais o nosso espaço, optámos por deixar de disponibilizar um conjunto apenas uma vez por semana e decidimos apresentar uma só peça de cada vez e com maior frequência.

Para hoje escolhemos uma elegante mesa de apoio.


Mesa de apoio Art Deco, anos 20-30, do século XX

Esta mesa oval, em madeira de eucalipto, começou a ser utilizada nas habitações burguesas nos finais dos ano 20 e na década seguinte, como suporte de iluminação ou dos moderníssimos telefones, que, então, começavam a ser adoptados em alguns lares.

Possui pernas arqueadas, em curva e contra-curva, que suportam o tampo. Sob ele encontra-se um friso formado por um conjunto de sucessivos rectângulos (quase quadrados), realizados com ripas verticais e horizontais. Na base, o travamento é feito com elementos cruzados entre as pernas opostas, que no centro é rematado por um medalhão de forma elíptica.

A “leveza” e aparente simplicidade dos seus elementos, associada à depuração e à decoração geométrica, do referido friso, enquadram esta peça no mobiliário português Art Deco.

Esta peça, elegante para a sala ou zonas de entrada, mantém a sua vocação original de móvel de apoio que ganhou charme com o tempo.

Dimensões: Largura (máxima) 47 cm; Comprimento 68 cm; Altura 74 cm


Esta peça foi beneficiada pela intervenção de restauro feita por Augusto Gomes. Deixamos algumas imagens de como a mesa estava quando chegou até nós e do processo de restauro.









Nesta imagem podemos ver a peça já colocada na casa da cliente e o resultado final