quarta-feira, 27 de maio de 2015

Bengaleiro, anos 30

Bom dia!
Hoje é dia de novidades!

Bengaleiro em madeira de mogno, com apontamentos decorativos típicos do mobiliário português dos anos 30-40, possui gaveta para chaveiro, espelho e cabides em latão.

Dimensões: A = 186 cm; C = 71 cm; P = 24 cm


A gaveta do chaveiro, que possui puxador metálico esférico, situa-se a meio da trave que delimita a frente superior do espaço destinado a guarda-chuva e bengalas, subdividindo-o em dois. Cada um deles dispõe de um receptáculo em chapa, na base.

O espelho, de forma elíptica, localiza-se ao centrado e junto à parte superior. No topo, a sua moldura é ornamentada com elementos vegetalistas. O conjunto do espelho é acompanhado, ao lado e em baixo, por elementos em madeira, com frisos verticais, resultando dessa delimitação, horizontal e vertical, realizada pela barra e prumos, os espaçamentos decorativos que dividem a parte superior.

Além do espelho, a referida ornamentação floreada, característica do mobiliário português desta época, existe na barra vertical trapezoidal que, ao centro divide a parte inferior do móvel, e, ainda, a cada um dos cantos superiores, acompanhado, em cima, a curva e contracurva do topo da peça, dobrando e seguindo o início dos prumos verticais que delimitam o bengaleiro.

Os quatro cabides distribuem-se a cada lado das peças verticais que delimitam o bengaleiro.

O bengaleiro mantém todos os elementos originais.









quarta-feira, 20 de maio de 2015

Base de Máquina de costura PFAFF, século XIX

Bom dia!

Mais uma peça cheia de memórias, estas centenárias, prontas para serem partilhadas:

Dimensões: Altura = 74 cm; Largura = 54 cm; Profundidade (no topo) = 37 cm; Profundidade (em baixo) = 48 cm
 

Pés de máquina de costura do século XIX, da marca alemã Pfaff, com estrutura em ferro fundido, de linhas rendilhadas.

As formas ondulantes e vegetalistas das peças laterais e da estrutura central – com elegante apoio para o pé esquerdo – o tipo das letras identificativo da marca e o desenho no interior do pedal – que sugere uma borboleta – é, claramente, Arte Nova, e confirmam a datação desta base de máquina de costura como sendo do final do século XIX. O elemento de ligação com o volante é em madeira.

A peça foi tratada e pintada de preto, encontrando-se em perfeitas condições e pronta a ser imediatamente utilizada.
Excelente para decoração Industrial Vintage, sugerimos a reutilização desta peça como mesa apoio ou secretária, suportando um tampo em pedra, madeira ou vidro, malas, ou, ainda, lavatórios, etc.









terça-feira, 19 de maio de 2015

Memórias Partilhadas: Louceiro, anos 30 - 40

Bom dia!

Começamos a apresentar as novidades desta semana... com uma peça muito delicada e que, temos a certeza, povoa a memória de muitos de nós!

Dimensões: A (até ao tampo) = 89 cm; A (total) = 184 cm; L = 100 cm; P= (base) = 44 cm, (topo) 34 cm

Esta peça, típica do mobiliário português, das décadas de 30 e 40, é, principalmente, construída em madeira de eucalipto. Formalmente, cruza elementos geométricos, provenientes da Art Deco, com outros vegetalistas, do gosto rural da época.

O volume da base – que assenta, na frente, em pés escalonados, em forma piramidal denteada – divide-se a meio por duas portas, para acesso à prateleira, e cada uma delas é encimada por uma gaveta. O tampo é em madeira. Sobre ele desenvolve-se um alçado, com espelho central, sendo as duas portas do corpo superior envidraçadas. Estes vidros, que permitem a exposição da loiça, ostentam delicados desenhos serigrafados.

Os elementos decorativos floreados, que se situam no interior de formas triangulares, a cada lado das gavetas, das portas, nas peças centrais e na cimalha do móvel, são típicos do mobiliário português destes anos. A peça mantém todas as ferragens originais.

A qualidade do seu desenho confere-lhes facilidade de conjugação com outros estilos, nomeadamente em contraste com mobiliário moderno.

O valor inclui entrega nas áreas da Grande Lisboa e Margem Sul.








terça-feira, 12 de maio de 2015

Memórias Partilhadas: Floreira/ Coluna anos 10 – 20, do Séc. XX

Bom dia!

Voltamos a com novidades e temos muitas mais que aguardam "sessão fotográfica" para se poderem mostrar. Hoje apresentamos duas peças centenárias...

Floreira/Coluna anos 10 – 20, do séc. XX

Dimensões: Topo circular: 24 cm de diâmetro; Altura: 98 cm

Esta peça, em madeira de pinho, sob o topo circular possui três conjuntos, cada um com três elementos verticais com remate em forma de pinha. A peça possui seis pernas. O travamento inferior é realizado por um elemento de formato hexagonal.
Apesar de nos ter chegado em boas condições estruturais, esta peça foi alvo de beneficiações e cuidada limpeza e apresenta alguns sinais da passagem do tempo.

As peças podem ser vendidas em separado.