terça-feira, 19 de maio de 2015

Memórias Partilhadas: Louceiro, anos 30 - 40

Bom dia!

Começamos a apresentar as novidades desta semana... com uma peça muito delicada e que, temos a certeza, povoa a memória de muitos de nós!

Dimensões: A (até ao tampo) = 89 cm; A (total) = 184 cm; L = 100 cm; P= (base) = 44 cm, (topo) 34 cm

Esta peça, típica do mobiliário português, das décadas de 30 e 40, é, principalmente, construída em madeira de eucalipto. Formalmente, cruza elementos geométricos, provenientes da Art Deco, com outros vegetalistas, do gosto rural da época.

O volume da base – que assenta, na frente, em pés escalonados, em forma piramidal denteada – divide-se a meio por duas portas, para acesso à prateleira, e cada uma delas é encimada por uma gaveta. O tampo é em madeira. Sobre ele desenvolve-se um alçado, com espelho central, sendo as duas portas do corpo superior envidraçadas. Estes vidros, que permitem a exposição da loiça, ostentam delicados desenhos serigrafados.

Os elementos decorativos floreados, que se situam no interior de formas triangulares, a cada lado das gavetas, das portas, nas peças centrais e na cimalha do móvel, são típicos do mobiliário português destes anos. A peça mantém todas as ferragens originais.

A qualidade do seu desenho confere-lhes facilidade de conjugação com outros estilos, nomeadamente em contraste com mobiliário moderno.

O valor inclui entrega nas áreas da Grande Lisboa e Margem Sul.








Sem comentários:

Enviar um comentário