quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cómoda Romântica de caixa recta, Século XIX











Dimensões:
114 x 110 x 52 (A x L x P cm)

Esta rica peça do mobiliário português oitocentista, tem estrutura em casquinha revestida a mogno, com painéis laterais e tampo em sucupira.

Destacados por um friso que os emolduram, na frente, sucedem-se três gavetões encimados por uma fiada de três gavetas. Mantém os puxadores originais, em medeira torneada com olho em marfim.

O móvel possui chanfros na transição da frente para as faces laterais onde, no início e fim dos gavetões, tem os característicos ornatos a encimar a base sobre os pés frontais, que são torneados em forma bojuda, e antecedendo o topo do móvel.

Como ilustra a última imagem, esta peça foi alvo de profundo restauro, encontrando-se em excelentes condições.

sábado, 27 de agosto de 2016

Mesa de Apoio, Anos 50

Mais uma peça que não teve oportunidade de passar por aqui... Mas, como sempre, gostamos de partilhar tudo com quem nos acompanha:
 





 

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Roupeiro Arte Nova, Anos 10


 
 





Mais uma peça que mostramos apenas a título de partilha, pois também ela seguiu o seu caminho antes de ter oportunidade de se mostrar aqui.

Em breve teremos disponível uma outra do mesmo período, que já saiu da oficina e aguarda para ser fotografada!

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Cómoda Arte Deco, Anos 30-40







 
190 Memórias
(inclui entrega nas áreas da Grande Lisboa e Margem Sul)

Dimensões:
Altura: 84 cm;
Profundidade: 45 cm;
Comprimento: 104 cm

Esta interessante peça, realizada em madeira maciça de mogno, assenta, na frente, em dois robustos pés de formas curvilíneas, cujas linhas se prolongam, entre eles e simetricamente, fazendo o remate inferior.

As suas quatro gavetas salientam-se e terminam em curva e contra-curva que, na leitura do todo, fazem, nas extremidades, uma discreta marcação canelada vertical, que é equilibrada, horizontalmente, pelas sucessivas linhas, que ficam recuadas, da separação das gavetas, base e tampo.

No cimo, o móvel é revestido com a madeira disposta formando o losango, obtendo efeito decorativo.

Mantém as originais e extraordinárias ferragens em latão, com o peculiar desenho de época que, pela sua qualidade e desenho, colaboram na composição da frente.

Trata-se de uma peça de desenho erudito, marcada pela sobriedade e controlo geométrico das formas e qualidade dos materiais utilizados, como acontece nos melhores exemplos do mobiliário Deco.

Esta cómoda antiga encontra-se em perfeito estado de conservação e pronta a ser utilizada, sendo que a qualidade a torna facilmente conjugável com outros estilos, nomeadamente em contraste com mobiliário contemporâneo, ou como apontamento "vintage" ou retro.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mesa Mod. Cortez, Longra, por Daciano da Costa






 
90 Memórias
(inclui a entrega na Grande Lisboa, Margem Sul e Coimbra)

Mesa de apoio de secretária, da série Cortez, desenhada por Daciano da Costa, em 1961, para a Metalúrgica da Longra, Ld.ª.

Peça dos anos 80, do século XX.

Dimensões:
Tampo com 31 cm x 72 cm
Volume inferior: possui 37 cm x 70 cm, com 55 cm de altura
Altura total: 69 cm.

O móvel tem estrutura em aço quinado com as pernas pintadas de preto e os restantes elementos metálicos em na cor cinza azulado.

Além do tampo, que é em madeira de cerejeira, o volume é revestido lateralmente com painéis da mesma madeira.

Apresenta poucas das inevitáveis marcas de desgaste na pintura. Foi beneficiado com acções de limpeza para se apresentar na melhor forma. Se, inicialmente, a peça foi concebida para suportar um telefone e fax, com espaço de arrumo de resmas de papel, hoje poder-se-á usufruir da elegância do seu desenho em qualquer tipo de espaço, adequando-se, perfeitamente ao espaço doméstico, às funções de móvel de apoio de entrada ou de sala, como suporte de um router, parecendo perfeito para acolher impressoras e os seus acessórios.

Excelente para utilizar em decoração como apontamento vintage ou retro.

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mesa de apoio Art Deco, Anos 20-30








 
75 Memórias
(inclui a entrega na Grande Lisboa, Margem Sul e Coimbra)

Dimensões:
Largura (máxima): 47 cm;
Comprimento: 77 cm;
Altura: 75 cm

Mesa oval antiga, em madeira de eucalipto, também, popularmente chamada de "pernas tortas".

Possui pernas arqueadas, em curva e contra-curva, que suportam o tampo. Sob ele encontra-se um friso formado por um conjunto de sucessivos rectângulos (quase quadrados), realizados com ripas verticais e horizontais. Na base, o travamento é feito com elementos cruzados entre as pernas opostas, que no centro é rematado por um medalhão de forma elíptica.

A “leveza” e aparente simplicidade dos seus elementos, associada à depuração e à decoração geométrica, do referido friso, enquadram esta peça no mobiliário português Art Deco, popular.

Este modelo popular começou a ser utilizado nas habitações burguesas nos finais dos ano 20 e na década seguinte, como suporte de iluminação ou dos moderníssimos telefones, que, então, começavam a ser adoptados em alguns lares.

Como elegante peça de época, mantém a sua vocação original de móvel de apoio que ganhou charme com o tempo, sendo ideal para apontamento decorativo combinando bem com ambientes actuais, "vintage" ou retro.

Como ilustra a última imagem, foi restaurada e apresenta-se em excelente condição.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Estirador e Cadeira - FOC, Anos 60-70












Dimensões:
Estirador - Comprimento - 80 cm; Profundidade - 60 cm; Altura - 94 cm. O tampo é reclinável, em qualquer ângulo, até à posição vertical.
Cadeira - Comprimento - 38 cm; Profundidade - 40 cm; Altura - 96 cm, Altura do assento - 60 cm, Altura dos braços - 61 cm


De fabrico português, da FOC, Fábrica Osório de Castro, o Estirador tem estrutura tubular pintada e tampo em madeira, e a cadeira é em chapa quinada, com o assento e o espaldar em contraplacado.
As peças foram restauradas para que ficassem na sua melhor condição.

Estas antigas mesa e cadeira de trabalho, se desenhadas inicialmente para uso escolar, adaptam-se perfeitamente a ambientes domésticos, onde funcionam como interessante apontamento de desenho erudito e "Industrial Vintage".